Apanhadão musical

Sempre que rolam esses festivais incríveis, fantásticos e – até agora – absolutamente inatingíveis para mim, como Coachella e Glastonbury, fico tentando evitar as notícias para não morrer de inveja, ao menos durante os dias em que os festivais acontecem. Só hoje voltei a olhar o Google Reader e há uma quantidade imensa de notícias musicais, relacionadas ou não ao eventinho discreto na Califórnia. Muita coisa para escutar. Mesmo de férias, não dá tempo. Mas eu sigo tentando.

Quem acompanha o mundinho musical deve ter reparado que, ultimamente, só se fala em LCD Soundsystem. Cria da década 00, o grupo, encabeçado pelo americano James Murphy, é queridinho da cena indie desde que estourou com “Daft Punk is playing in my house“, single do primeiro disco. A música rapidamente virou hit nas pistas “alternativas” (ui, como odeio essa palavra) do mundo. A banda conseguiu, como poucas, superar o fantasma do segundo álbum. “Sound of silver”, de 2007, veio com a ótima (eu acho, pelo menos) “All my friends“. Agora, os rapazinhos se preparam para lançar o terceiro, que, adivinhem? Já caiu na internet.  Mas como James Murphy pediu pelamordedeus pros fãs não baixarem, não o farei. Aham, sou uma moça respeitadora das regras. No entanto, o Youtube já tem o videoclipe para “Drunk girls”, primeiro single do álbum, que sai em maio e vai se chamar “This is happening”. O clipe é des-vai-ra-do e, para mim, desde já um clássico. Dirigido por Murphy e, quem mais?, Spike Jonze. Já me vejo dançando a música…

Enquanto o LCD Soundsystem pede que a galera espere pelo lançamento do álbum, o Gogol Bordello colocou tudo no My Space para quem quiser ouvir. A banda do ucraniano Eugene Hutz lança “Trans-Continental Hustle” no final deste mês. Pelo que eu ouvi, é mais munição para as explosões divertidíssimas que são os shows do grupo. A brasilidade do vocalista, que tem casa no Rio e é figurinha fácil na Zona Sul, rendeu músicas com títulos como “Uma menina” e “In the meantime in Pernambuco”, em cuja letra só entendo que ele fala bastante de cachaça, hahaha. Ouve lá.

E seguindo a linha “quem é vivo sempre aparece”, o Blur resolveu lançar uma música sete anos depois de sua última gravação. Segundo a Pitchfork, o reencontro especialíssimo foi parte da celebração do Record Store Day (o dia das lojas de discos). Especial e limitado a apenas mil cópias. Junto com Oasis e Smashing Pumpkins, o Blur é a banda que me traz os anos 90 de volta. Meu sotaque favorito é ainda melhor quando sai dos lábios de Damon Albarn. Então vamos, todos juntos, ouvir essa belezinha que é “Fool’s day”:

Para finalizar, amanhã rola, nos EUA, o espisódio de Glee dedicado às músicas da Madonna. Sim, tô viciadinha em Glee. E tá um rebuliço na internet por causa desse episódio…. já vi tantos teasers que, não vai ter jeito, vou ter que baixar. Nesse link aqui dá para ouvir 30 segundos das versões deles para algumas das músicas. Acho que “Express yourself” vai ficar bem divertida. O teaser:

Acabei nem falando de Coachella, né? Melhor assim. Mas, para não fugir totalmente do assunto festivais, hoje saiu a lista de atrações de Glastonbury, que acontece em junho, na Inglaterra. Entre as bandas, uma tal de Os Mutantes. Oi? Sim, são os nossos Mutantes que, aparentemente, ainda existem. Lançaram um álbum no ano passado e a vocalista é uma tal de Bia Mendes! Vejam  na Wikipedia. Não pode ser bom isso, né?

*O crédito da foto lá em cima é desse cara aqui*

Tags: , , , , , , , , ,

3 Respostas to “Apanhadão musical”

  1. vivian Says:

    Gente, que post incrível. Amei os clipes!

  2. Luisa Says:

    Amei o blog, brigadeirinho!
    Bjs

  3. Simone Says:

    Não consigo gostar de LCD Soundsystem, tipo da banda que eu não entendo mesmo esse frisson todo (e olha que eu me esforcei, ouvi bastante coisa). A música do Blur é legal. E do Coachella tenho que falar, Florence & The Machine é bem legal, não é a toa que eles ganharam o British.

Deixe um comentário

